Lideranças

Fernando Ruiz, Ph.D

Tem mais de 20 anos de experiência nas áreas de management consulting, advisor e investidor no ecossistema de start-ups, forte vivência em venture capital e docência e coordenação de cursos de pós-graduação em negócios.


Doutor em Administração de Empresas (foco em Estratégia) pela FGV-SP, é formado em Engenharia Elétrica (Telecom) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, cursou MBA na ESSEC (Ecole Superieure des Sciences Economiques et Commerciales – Paris/França) e é mestre em  Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP), também com foco em estratégia.


Já atuou em empresas como Deloitte, Banco Itaú, Accenture, E&Y, Maksen, Promon, FIA e Organizações Globo como consultor, executivo ou colaborador.


Realizou e liderou mais de uma centena de projetos em organizações como ONU (especificamente na World Tourism Organization), Rio 2016, Sport Clube do Recife, Visa, Unilever, AT&T, Banco do Brasil, Sadia, Roche, Votorantim, Brink`s, Ibmec, Teknia, Senac, Hotel Unique, Rede Bourbon de Hotéis, inpEV, MASP, Energias do Brasil, Papaiz, Cimpor, CREMESP, Vésper e Tupy Fundições, entre dezenas de outras empresas, associações e confederações esportivas.


É há muitos anos professor de business da Link School, do Ibmec,  da FIA, da Saint Paul, do Sebrae, do Senac-SP, da Trevisan, do INPG, da HSM, da FECAP, da BSP/Anhembi Morumbi, da FAPPES e do Mackenzie, tendo já contribuído com a formação de mais de 10.000 executivos.


Fez parte do conselho da Confederação Brasileira de Rugby, foi presidente do Comitê Business in Growth (BIG) da Amcham e é conselheiro de diversas start-ups.


Tem 3 livros e diversos artigos publicados na área de negócios e grande experiência e vivência internacional, sendo fluente em 5 idiomas e tendo já estudado, trabalhado, vivido ou conhecido mais de 120 países.

Joe Capp, MBA

Tem mais de 20 anos de experiência nas áreas de consultoria de gestão, desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade.


Mestre em Administração de Empresas (foco em Negócios Internacionais) pela London Business School (LBS) e em Gestão do Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Sciences (LSE), com foco em Desenvolvimento Econômico, é formado em Engenharia Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

 

Já atuou em organizações como McKinsey & Co, Banco Mundial, Estruturadora Brasileira de Projetos (EBP), Global Green Growth Institute (GGGI), Dalberg Global Development Advisors, e Escritório do Tony Blair como consultor, executivo ou representante-país.

 

Realizou e liderou mais de uma centena de projetos em organizações como Banco do Brasil, Rede Brasil Sul (RBS), Vivo, Carrefour, Telefónica, Globo, Latin American Venture Capital Association (LAVCA), CORFO, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ministérios de Minas e Energia/ Chile, Development Bank of Southern Africa (DBSA), Departamento Nacional de Planeación/ Colômbia, BNDES, Ministério do Meio Ambiente, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Governo do Estado do Espírito Santo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ashoka, Saúde Criança, Technoserve, entre outras empresas, organizações sociais e agências públicas.

 

Apoiou a construção do primeiro prêmio de empreendedorismos social do Brasil (1999), participando do desenho, seleção de organizações e atuando como coach de dezenas de empreendedores e organizações sociais

 

Trabalhou em mais de 10 países em todos os continentes, sendo fluente em 4 idiomas e tendo dupla cidadania (Brasil/ Itália).

Eduardo Valente, MBA

Tem 20 anos de experiência nas áreas de consultoria de gestão, estratégia, M&A e project finance.


Profissional com mais de 20 anos de experiência em Controladoria, Inteligência de Mercado e Consultoria em Estratégias Corporativas, ocupando nos últimos 10 anos em posições de liderança no desenvolvimento e implementação de Planejamento e projetos estratégicos em empresas globais líderes em seus segmentos, como Braskem, Zeiss e Deloitte.


Vasta experiência no desenvolvimento de análises de oportunidades de negócios para tomada de decisões estratégicas, incluindo desenvolvimento de transações corporativas como, fusões e aquisições, Join Ventures, estruturação de entidades focadas em inovação, transformação organizacional e captura de valor


Vivência na estruturação de governança e mecânicas para a implementação de estratégias efetivas, como desenvolvimento de escritório de projetos, elaboração de processo de acompanhamento de metas de incentivo e indicadores de performance.


Participou diretamente em mais de 70 projetos voltados para planejamento estratégico, target screening, transformação organizacional e inteligência de negócios e competitiva para os mais diversos segmentos e indústrias, como Habib’s, Baxter, RIO 2016, Marsans, Philips Health Care, Kraft Foods, Banco do Brasil e Grupo Abril, entre outras


Formado em Administração de empresas e ciências contábeis, MBA pelo IBMEC em gestão de negócios, fluente em Inglês e tendo dupla cidadania (Brasil/ Portugal).